Vc sabia que as crises acontecem, em sua maioria, porque se originam nos erros de gestão e de problemas relacionados com os colaboradores e com a administração? Pois é… Muitas das vezes é necessário realizar uma autoavaliação para perceber os gaps que precisam ser ajustados nas boas práticas de comunicação e governança.
As crises, em sua grande maioria, dão sinais de que vão acontecer. Sinais de alerta são expostos, mas quando não prestamos atenção nas pequenas situações e quando não mapeamos o que pode acontecer e como tratar passa ‘batido’.
Tenho visto no mercado que o maior erro das empresas, na gestão de crise, tem sido a FALHA na preparação, avaliação no planejamento e pasme: nos treinamentos para situações de crise.
Preparei um gráfico para ajudar no entendimento do processo da crise e suas fases:
- Pré-Crise – Tem o foco na prevenção e preparação (Nesta fase que a Cultura de prevenção tem sua relevância neste processo!).
2. Resposta à Crise – Onde há necessidade de ter agilidade e coerência nos discurso e ações.
3. Pós-Crise – Uma avaliação sobre o que foi feito, ajustes e reconstrução da marca, caso haja necessidade.
É aqui que o profissional de relações-públicas pode ajudar com estratégias que visam fortalecer a reputação e a imagem de seus negócios além de uma comunicação mais clara e transparente com seus colaboradores e público.
Um exemplo, é quando a empresa se preocupa com seu público interno e atualiza sua comunidade com informações genuínas e de primeira mão sobre as ações da empresa. É o profissional de Relações-Públicas que, estrategicamente, passa a mensagem a toda a empresa, adequando o discurso aos diferentes públicos da empresa.
A comunicação em todos os níveis é a chave de uma comunicação assertiva. Além, claro, de ser ágil, transparente nas respostas.
Vale a pena dizer, aqui, que o setor de Comunicação na figura do Relações-Públicas precisa trabalhar em conjunto com o comitê de crise que deve ser multidisciplinar. Sobre este tema, comitê de crise, falei em outro post, dá uma olhada lá.
E aí, diz para mim: vc curtiu esse gráfico?! Ficou claro como o ciclo acontece e suas etapas? Conta para mim nos comentários.
Sou a sua Relações-Públicas
#RPpraVocê