Cultura de Prevenção de Crise de Imagem nas Organizações e o Profissional de Relações Públicas
A cultura de prevenção de crise de imagem nas organizações é essencial para garantir a credibilidade por si só como também a credibilidade da empresa perante o público. Para isso, é importante que uma organização antes de ter um plano de gerenciamento de crises, que envolva todos os setores da empresa, é importante que se faça um diagnóstico da comunicação e atue com uma Cultura de Prevenção.
DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO NA CULTURA DE PREVENÇÃO
O diagnóstico da comunicação pode ser desenvolvido por um Instrumento de autoavaliação das boas práticas de comunicação com base na governança corporativa desenvolvido por mim, Relações-Públicas DaniCHaia.
Ele ajuda as empresas de capital fechado a perceberem suas vulnerabilidades que precisam ser ajustadas além orientar a conduta interna dos responsáveis pela comunicação e governança na empresa, ou até mesmo na criação das boas práticas, proporcionando mais ética, coerência com a missão e valores da empresa bem como a transparência nas ações. Esta ferramenta é online, composto por 4 categorias baseadas na governança corporativa e 21 indicadores relacionados como a empresa se comunica. O diagnóstico e ações de melhoria são em tempo real.
ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO
É importante estabelecer padrões de conduta e comunicação adequados, para que os membros da organização possam lidar adequadamente com as questões de imagem da organização. E, para isso, necessário e estratégico que a organização desenvolva mecanismos eficazes de monitoramento da reputação da marca e da imagem da organização, para que possa identificar e responder rapidamente a qualquer crise que possa surgir. Estas estratégias devem incluir o uso eficaz das redes sociais, bem como o gerenciamento de relações públicas eficazes.
COMO O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES-PÚBLICAS ESTÁ INSERIDO?
O RP tem um papel fundamental nesse processo porque tem a responsabilidade de gerenciar a comunicação da empresa com seus públicos e desenvolver estratégias para preservar sua imagem diante de situações de crise. Ele deve estar sempre atento às tendências e movimentos do mercado, bem como às necessidades e expectativas dos públicos envolvidos. Por isso o monitoramento das redes sociais, bem como o site da empresa são mecanismos estratégicos para ter agilidade nas respostas.
ATRIBUTOS DE UM PROFISSIONAL DE RP
Contudo, o profissional de Relações Públicas deve atuar de forma ética e transparente, buscando sempre a verdade e a sinceridade nas comunicações da empresa. É importante lembrar que a confiança é construída ao longo do tempo e que uma crise de imagem pode comprometer anos de trabalho árduo.
O RP pode avaliar os resultados das atividades de comunicação, permitindo à empresa ajustar sua estratégia de acordo com o feedback e melhorar seu desempenho. Por isso que é estratégico fazer um diagnóstico da comunicação antes do gerenciamento de crise. É na Gestão que os ajustes são feitos.
Por isso, investir em uma cultura de prevenção de crises e contar com o apoio de um profissional de Relações-Públicas é essencial para o sucesso e a sustentabilidade da empresa pois deve incluir ações de responsabilidade social, para que a organização possa demonstrar seu compromisso com a comunidade e com as partes interessadas.
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