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O “Novo Normal” e “O Relações Públicas” no pós-crise

DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas

Pare o mundo que eu quero descer!!! Quem nunca disse isso??? Falta de tempo para fazer isso, falta de tempo para fazer aquilo e nos deparamos com o #Fique em casa e trabalhe de home office, se puder. Uma pandemia que assombra o mundo e deixa todos alertas, frágeis, ressabiados e sem rumo. E nos vemos num misto de sentimentos, com uma certeza: a falta de resposta do “E agora?”.

A frase de Lulu Santos, “Eu vejo o novo começo de Era …” em sua música da década de 80, pode ter sido visionária. Afinal, o mundo precisa evoluir. Mas dessa maneira?? Humm…  Não sei se é um novo começo de Era, mas pode ser o começo de um novo normal!!

Não voltaremos mais ao normal
Depois dessa crise, viveremos um “Novo Normal , esse será o normal”

Não saber como será essa nova realidade nos angustia, sim, mas ao mesmo tempo nos força a criar e trilhar novos caminhos !!!

No mundo em que vivemos, altamente conectado, online, em tempo real, as informações são muito amplas e velozes, mas nem sempre reais. E todas as formas de se comunicar no dia de hoje, por conta da pandemia, vieram para ficar.  Sim, o digital, que antes era tendência, hoje virou realidade com alta rentabilidade e além de necessário para as empresas sobreviverem a tudo isso que estamos vivendo e não fecharem as portas. Muitas fecharam!!!

Qualquer dado/fato público mal trabalhado ou mal interpretado pode gerar consequências muito pesadas para uma empresa, onde nem sempre as pessoas estão interessadas na veracidade dos fatos. É aí que vem se tornando cada vez mais importante a proximidade da empresa com o público, seja ele cliente ou não. Novos players surgindo. Marcas consagradas sendo detonadas por conta da má postura e outras marcas, que antes não existiam ( ou não se tinha conhecimento), estão tomando força, justo por estar no digital e por ter um discurso inclusivo e de responsabilidade social.

Se antecipar a fatos ruins ou dialogar com os bons valores da empresa é primordial, para uma relação mais humanizada. E, diante da  pandemia que vivemos, aceleramos muito a humanização das empresas, tanto interna quanto externamente.

Segundo a pesquisa Trust Barotomer 2020 da Edelman, as empresas deverão trabalhar com  pilares importantes nesse novo olhar, para que suas marcas tenham preservadas a confiança e a credibilidade das pessoas, pois consumidores estão atentos nas empresas que estão fazendo algo para ajudarem.  

Algumas dicas foram citadas como:

  1. Seja atuante: cada empresa/marca deve fazer a sua parte, sem se omitir em meio a uma crise mundial. Avaliar de que maneira sua organização pode contribuir para amenizar as consequências dessa crise e, também, servir como um canal de informação atuante. Cerca de 92% das pessoas disseram que as empresas devem ser fonte confiável de informação, no que diz respeito à doença e sobre como combatê-la;
  2. Proteja os stakeholders:  observar que os colaboradores e fornecedores de sua empresa esperam uma proteção de alguma  forma;
  3. Seja Colaborativo: cerca de 96% dos entrevistados acreditam que os segmentos devam se unir. Tanto governo como organizações privadas devem se apoiar mutuamente, visto que estas últimas têm mais agilidade e podem auxiliar os governos na operacionalização das decisões tomadas;
  4. Foco nas Soluções:  o momento não é de buscar vender e sim oferecer soluções adequadas aos clientes e de ajudar as pessoas a lidarem com os desafios da vida relacionados à pandemia;
  5. Emoção, compaixão e fatos: a CNV, comunicação não violenta, é o cerne deste pilar. Tenha compaixão das diversas realidades e sempre tenha sua comunicação baseada em fatos oficiais ( Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde );
  6. Coerência nas atitudes: passar credibilidade e ter coerência no agir, nas tomadas de decisões e na maneira como as comunica;
  7. Tenha Ética e Atue com competênciaprometer aquilo que acordou e entregar, respeitando os valores e princípios éticos, como a confiabilidade, integridade e propósitos definidos.

Os valores com os quais sua empresa é conduzida são importantes, mas a maneira como você e sua empresa atuam é o que vai fortalecer ou destruir sua imagem e reputação; justo por isso, a ética é fundamental e tão importante.

Existem alguns fatores, principalmente nos tempos de COVID-19, que são ingredientes importantes na construção de uma relação saudável, verdadeira e espontânea, com os colaboradores, clientes, fornecedores, fatores esses que os farão se sentir orgulhosos de pertencerem à história de sua empresa. São eles:

  • A Comunicação ativa, ou seja, manter o diálogo com o público de interesse;
  • Enviar mensagens adequadas e de fácil entendimento a esse público;
  • Dar atenção às reclamações e atendimento ao cliente;
  • Ser uma empresa que preza pela transparência nas ações.

É o profissional de RP que atuará para fazer com que, aquilo que a sua marca tem de bom, seja evidenciado, reconhecido e assimilado, não apenas pelo seu público de interesse, mas para todo o mercado.

Na prática, é através de ações de relacionamento, estratégias de comunicação e mensagens claras que o RP evidencia a qualidade interna, além de fortalecer a marca e, como consequência, melhorar a percepção, o que ajuda a garantir resultados cada vez melhores, com o passar do tempo.  Enfim, o RP ajuda na perenidade dos negócios.

E nós, Relações Públicas, ajudaremos no apoio aos líderes para que eles possam gerir uma comunicação clara, transparente e com tranquilidade para a empresa e seus diferentes públicos.

Danielle Chaia é Relações Públicas (RP), Mestre em avaliação, Especialista em Comunicação Empresarial, Gestão de Crise, possui  MBA em Gestão de Pessoas pela UCP/IPETEC, inscrita no órgão da classe – ConreRP1 nº3973.

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