Cultura de Prevenção é um conjunto de ações e estratégias que a empresa adota para potencializar as boas práticas em relação à comunicação, imagem e reputação, agregando valores como credibilidade, confiança e reponsabilidade corporativa a fim de reduzir e minimizar os riscos que podem abalar os negócios da empresa. |Danielle Chaia|
Em seu último relatório de 2019 onde contemplava os anos de 2008 a 2018, o Instituto de Gerenciamento de Crise dos EUA (ICM) publicou que 32% das crises tem grau surpresa enquanto que 98% das crises tem alertas ignorados. Isso mostra o quanto as empresas não estão fazendo gestão ou ainda uma autoavaliação, para olhar para dentro, e perceber suas vulnerabilidades em seu dia a dia. O que é muito grave pois um dos principais especialistas dos EUA, Jonathan Bernstein relata que, na sua experiência e com dados fundamentados, 95% das crises são previsíveis onde as bandeiras vermelhas da pré–crise estavam quase sempre presentes, mas eram ignoradas.
E é aqui que entra a Cultura de Prevenção, mostrando o quão importante é realizar uma autoavaliação perceber, a tempo, suas vulnerabilidades e ajustes que precisam ser realizados para quando a crise chegar, a empresa estar preparada para agir.
Como a cultura afeta uma empresa?
O efeito da cultura organizacional pode ser resumido, em três pontos:
1. A conquista de resultados empresariais e pessoais;
2. Ao aumento da produtividade e dedicação dos colaboradores ( sentimento de pertencimento) e
3. À criação de uma imagem positiva para os agentes externos, como fornecedores e clientes.
Quando uma empresa não tem Cultura de Prevenção ela dá alguns sinais.. Confere abaixo:
- Não saber lidar com as reclamações
- Colaboradores não recebem informações rotineiras sobre assuntos importantes
- Colaboradores não são treinados nem preparados sobre questões importantes à empresa como sua cultura, valores, atendimento ao cliente, etc
- Quando as redes sociais não atendem os clientes como devem ser tratados, orientados e atendidos de forma a criar conexões e fazê-los retornar e virar fãs da marca.
Benefícios que a Cultura de Prevenção pode proporcionar, tanto para a empresa quanto para a colaborador:
- Aumento da confiança por parte dos colaboradores;
- Redução de ruídos e riscos de crise;
- Mais produtividade, por saberem e perceberem que estão trabalhando em uma empresa que participa e integra o colaborador nas ações da empresa;
- Aumento da competitividade, considerando que todos caminharão juntos;
- Engajamento com os objetivos e metas da empresa;
- Maior credibilidade da empresa perante o mercado;
Como aplicar a cultura de prevenção na empresa para ajudar na gestão de crise?
- Capacitar a equipe – treinamento nas áreas estratégicas e operacionais
- Realizar ações de relacionamento, aproximando gestores e colaboradores
- Estimular a participação de todos os funcionários – Além dos treinamentos necessários, deve-se ressaltar para os colaboradores a importância de aprender e colocar em prática. Assim a implementação da cultura de prevenção é algo que requer um trabalho em equipe entre colaboradores e gestores.
- Mapear as vulnerabilidades de cada setor, sinalizando os riscos e sugerir as melhorias
É sempre bom lembrar a frase de Angélica Consíglio, executiva do IBGC, quando diz:
uma empresa não vai acertar 100% das vezes mas a forma como ela responde determinará se ela é uma empresa vencedora ou não.
*Danielle Chaia – é Relações-Públicas, sócia fundadora da DaniCHaiaRP Comunicação &Relações Públicas, Mestre em Avaliação Organizacional, com MBA Gestão de Pessoas, especialista em Comunicação Empresarial, Gestão e Gerenciamento de crise. Membro do CONRERP1, nº 3973.