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O que é Cultura de Prevenção e como ela pode ajudar na Crise?

DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas

Cultura de Prevenção é um conjunto de ações e estratégias que a empresa adota para potencializar as boas práticas em relação à comunicação, imagem e reputação, agregando valores como credibilidade, confiança e reponsabilidade corporativa a fim de reduzir e minimizar os riscos que podem abalar os negócios da empresa. |Danielle Chaia|

Em seu último relatório de 2019 onde contemplava os anos de 2008 a 2018, o Instituto de Gerenciamento de Crise dos EUA (ICM) publicou que 32% das crises tem grau surpresa enquanto que 98% das crises tem alertas ignorados. Isso mostra o quanto as empresas não estão fazendo gestão ou ainda uma autoavaliação, para olhar para dentro, e perceber suas vulnerabilidades em seu dia a dia. O que é muito grave pois um dos principais especialistas dos EUA, Jonathan Bernstein relata que, na sua experiência e com dados fundamentados, 95% das crises são previsíveis onde as bandeiras vermelhas da pré–crise estavam quase sempre presentes, mas eram ignoradas.

E é aqui que entra a Cultura de Prevenção, mostrando o quão importante é realizar uma autoavaliação perceber, a tempo, suas vulnerabilidades e ajustes que precisam ser realizados para quando a crise chegar, a empresa estar preparada para agir.

Como a cultura afeta uma empresa?

O efeito da cultura organizacional pode ser resumido, em três pontos:

1. A conquista de resultados empresariais e pessoais;

2. Ao aumento da produtividade e dedicação dos colaboradores ( sentimento de pertencimento) e

3. À criação de uma imagem positiva para os agentes externos, como fornecedores e clientes.

 

Quando uma empresa não tem Cultura de Prevenção ela dá alguns sinais.. Confere abaixo:

  1. Não saber lidar com as reclamações
  2. Colaboradores não recebem informações rotineiras sobre assuntos importantes
  3. Colaboradores não são treinados nem preparados sobre questões importantes à empresa como sua cultura, valores, atendimento ao cliente, etc
  4. Quando as redes sociais não atendem os clientes como devem ser tratados, orientados e atendidos de forma a criar conexões e fazê-los retornar e virar fãs da marca.

Benefícios que a Cultura de Prevenção pode proporcionar, tanto para a empresa quanto para a colaborador:

  • Aumento da confiança por parte dos colaboradores;
  • Redução de ruídos e riscos de crise;
  • Mais produtividade, por saberem e perceberem que estão trabalhando em uma empresa que participa e integra o colaborador nas ações da empresa;
  • Aumento da competitividade, considerando que todos caminharão juntos;
  • Engajamento com os objetivos e metas da empresa;
  • Maior credibilidade da empresa perante o mercado;

Como aplicar a cultura de prevenção na empresa para ajudar na gestão de crise?

  • Capacitar a equipe – treinamento nas áreas estratégicas e operacionais
  • Realizar ações de relacionamento, aproximando gestores e colaboradores
  • Estimular a participação de todos os funcionários – Além dos treinamentos necessários, deve-se ressaltar para os colaboradores a importância de aprender e colocar em prática. Assim a implementação da cultura de prevenção é algo que requer um trabalho em equipe entre colaboradores e gestores.
  • Mapear as vulnerabilidades de cada setor, sinalizando os riscos e sugerir as melhorias   

É sempre bom lembrar a frase de Angélica Consíglio, executiva do IBGC, quando diz:

uma empresa não vai acertar 100% das vezes mas a forma como ela responde determinará se ela é uma empresa vencedora ou não.

*Danielle Chaia – é Relações-Públicas, sócia fundadora da DaniCHaiaRP Comunicação &Relações Públicas, Mestre em Avaliação Organizacional, com MBA Gestão de Pessoas, especialista em Comunicação Empresarial, Gestão e Gerenciamento de crise. Membro do CONRERP1, nº 3973.

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