As crises de imagem podem surgir por diversos fatores tanto internos quanto externos e as empresas precisam minimizar os reflexos dessas crises com uma Cultura de Prevenção.
A Capacidade que a empresa tem de vislumbrar vulnerabilidades e pontos futuros é a chave para manter sua imagem saudável e com ânimo.
Mapeamento de riscos
Formação de comitês de gestão de crise
Elaboração de respostas-chave
Os itens citados acima formam um tripé fundamental para desenvolver um bom trabalho em gestão de crise. Isso é Cultura de Prevenção!!
O mapeamento de riscos permite que o gestor perceba suas vulnerabilidades e entenda qual melhor estratégia elaborar para melhorar sua performance;
A formação de um comitê de crise é o fórum mais importante da empresa para coordenar a gestão de crise. Ele é necessário para alinhar, com as áreas-chaves e envolvidas, as melhores estratégias a serem executadas e o melhor momento de fazê-las; levando em consideração o timing e a assertividade na comunicação. Sua composição varia de acordo com cada configuração de empresa.
As respostas-chaves são necessárias para cada assunto para deixar aprovada a ideia e adequá-las conforme os momentos com a aprovação da equipe de comunicação de crise que está contida no Comitê.
Fazer o dever de casa é olhar para dentro da empresa e perceber seus pontos de melhoria e agir. A solução autoavaliação das boas práticas de comunicação com base na governança corporativa ajuda as empresas a perceberem os gaps que precisam ser ajustados além orientar a conduta interna dos responsáveis pela comunicação e governança na empresa, ou até mesmo na criação das boas práticas. Esta solução ajudas a empresa a fazer gestão. Isso é cuidar da marca e do negócio.
Seja você o líder que olha para a sua empresa com ‘Olhar de dono’, cuidado, longevidade e faça a Cultura de Prevenção pois QUANDO a crise chegar, com o plano de crise, consegue-se minimizar os danos.
Fale com uma Relações Públicas!!
Sou a sua Relações-Públicas.
Sou DaniCHaiaRP
#RPpraVocê