Rio de Janeiro, Brasil
falecomigo@danichaiarp.com.br

Os 4 sinais de que sua empresa precisa da Cultura de Prevenção

DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas

O Relatório do Instituto de Gerenciamento de Crise (ICM) de 2019 nos mostrou que 62% dos alertas de crises são ignorados e que as empresas não estão preparadas para enfrentá-las porque não tem o habito de ‘olhar para dentro’ e de perceber os gaps que precisam ser ajustados.

É aqui que entra a Cultura de Prevenção, mostrando o quão importante é realizar uma autoavaliação perceber, há tempo, os gaps e ajustes que precisam ser realizados para quando a crise chegar a empresa estar preparada para agir.

Na hora da crise, o importante é lidar com a situação de forma clara, transparente e objetiva, e isso fica mais fácil se houver um planejamento prévio. Podemos dizer que na hora de crise é hora de agir e não de planejar. Planejamento se faz em tempos de ‘oceano azul’, momentos calmos.

E quando uma empresa não tem Cultura de Prevenção ela dá alguns sinais. Confere alguns abaixo:

  1. Não saber lidar com as reclamações
  2. Colaboradores não recebem informações rotineiras sobre assuntos importantes
  3. Colaboradores não são treinados nem preparados sobre questões importantes à empresa como sua cultura, valores, atendimento ao cliente, etc.
  4. Quando as redes sociais não atendem os clientes como devem ser tratados, orientados e atendidos de forma a criar conexões e fazê-los retornar e virar fãs da marca.

Tudo isso faz parte da construção de uma cultura de prevenção de crises porque uma empresa demora anos para construir uma boa reputação e uma boa imagem, ou seja, a construção da percepção dos públicos com os quais ela se relaciona. E uma crise de imagem pode demorar segundos, minutos para acabar com tudo que ela construiu ao longo dos anos, se não for cuidada como deve.

É sempre bom lembrar a frase de Angélica Consíglio, executiva do IBGC, quando diz que uma empresa não vai acertar 100% das vezes mas a forma como ela responde determinará se ela é uma empresa vencedora ou não.

Está buscando ajuda para iniciar a Cultura de Prevenção de crises dentro da sua empresa?
Conte Comigo!!!

Danielle Chaia é Relações-Públicas, CEO e Fundadora da DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas, e ajuda as empresas a se comunicarem de forma mais assertiva com o público interno e externo de forma a criar relacionamentos sólidos para negócios, gerando conexões. Também é criadora do Instrumento de autoavaliação das Boas Práticas de Comunicação e de Governança Corporativa, para que as empresas de capital fechado se auto avaliem e obtenham diagnóstico em tempo, prezando pela cultura de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *