O Relatório do Instituto de Gerenciamento de Crise (ICM) de 2019 nos mostrou que 62% dos alertas de crises são ignorados e que as empresas não estão preparadas para enfrentá-las porque não tem o habito de ‘olhar para dentro’ e de perceber os gaps que precisam ser ajustados.
É aqui que entra a Cultura de Prevenção, mostrando o quão importante é realizar uma autoavaliação perceber, há tempo, os gaps e ajustes que precisam ser realizados para quando a crise chegar a empresa estar preparada para agir.
Na hora da crise, o importante é lidar com a situação de forma clara, transparente e objetiva, e isso fica mais fácil se houver um planejamento prévio. Podemos dizer que na hora de crise é hora de agir e não de planejar. Planejamento se faz em tempos de ‘oceano azul’, momentos calmos.
E quando uma empresa não tem Cultura de Prevenção ela dá alguns sinais. Confere alguns abaixo:
- Não saber lidar com as reclamações
- Colaboradores não recebem informações rotineiras sobre assuntos importantes
- Colaboradores não são treinados nem preparados sobre questões importantes à empresa como sua cultura, valores, atendimento ao cliente, etc.
- Quando as redes sociais não atendem os clientes como devem ser tratados, orientados e atendidos de forma a criar conexões e fazê-los retornar e virar fãs da marca.
Tudo isso faz parte da construção de uma cultura de prevenção de crises porque uma empresa demora anos para construir uma boa reputação e uma boa imagem, ou seja, a construção da percepção dos públicos com os quais ela se relaciona. E uma crise de imagem pode demorar segundos, minutos para acabar com tudo que ela construiu ao longo dos anos, se não for cuidada como deve.
É sempre bom lembrar a frase de Angélica Consíglio, executiva do IBGC, quando diz que uma empresa não vai acertar 100% das vezes mas a forma como ela responde determinará se ela é uma empresa vencedora ou não.
Está buscando ajuda para iniciar a Cultura de Prevenção de crises dentro da sua empresa?
Conte Comigo!!!
Danielle Chaia é Relações-Públicas, CEO e Fundadora da DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas, e ajuda as empresas a se comunicarem de forma mais assertiva com o público interno e externo de forma a criar relacionamentos sólidos para negócios, gerando conexões. Também é criadora do Instrumento de autoavaliação das Boas Práticas de Comunicação e de Governança Corporativa, para que as empresas de capital fechado se auto avaliem e obtenham diagnóstico em tempo, prezando pela cultura de prevenção.