Entenda as etapas para criar uma sala de crise
O gerenciamento de crise envolve uma organização e coordenação de recursos; informações e ações para lidar eficazmente com situações de crise.
Uma Sala de Crise, também conhecida como “Sala de Situação” é um componente fundamental do gerenciamento de crise, pois é um local físico ou plataforma virtual onde uma equipe multidisciplinar (equipe de crise) se reúne para tomar decisões e coordenar a resposta a uma crise.
A Sala de Crise é para a equipe de crise se reunir para responder às situações emergenciais e tomar decisões rápidas e eficazes.
O objetivo é lidar com crises de maneira coordenada, minimizando danos e restaurando a normalidade o mais rápido possível.
Algumas etapas são necessárias para estabelecer e operar uma sala de crise. São elas:
- Preparação:
Identificação de riscos potenciais: Determinar os tipos de crises que sua organização pode enfrentar e avaliar seu potencial de impacto.
Definir papéis e responsabilidades: Atribuição de funções claras a membros da equipe, como líder da crise, porta-voz, técnicos especialistas, etc.
Montar a equipe: Reúna uma equipe multidisciplinar que possuía conhecimentos e habilidades relevantes para lidar com diferentes aspectos da crise.
Estabelecer protocolos de comunicação: Defina canais de comunicação internos e externos, incluindo como atualizado a alta administração, acionistas, mídia e outras partes interessadas.
- Ativação da Sala de Crise:
Identificação da crise: Assim que uma crise ocorreu ou for diagnosticado, acione a sala de crise conforme o plano pré-estabelecido.
Reunião da equipe: Todos os membros da equipe de crise se reúnem na sala designada ou virtualmente
- Avaliação da Situação:
Coleta de informações: Reúna dados relevantes sobre a crise, incluindo a natureza do incidente, impacto, causas prováveis e outras informações pertinentes.
Análise da situação: Avalie a extensão da crise, identificando cenários futuros e compreenda como voluntária para a organização.
4.Planejamento e Tomada de Decisões
Definir objetivos: Estabeleça metas claras para a resposta à crise, como proteção de vidas, minimização de danos, continuidade dos negócios, etc.
Desenvolvimento de estratégias: Crie estratégias para lidar com a crise, alocação de recursos, comunicação externa, gestão de pessoal e outras áreas relevantes.
Tomada de decisões: Com base na avaliação da situação e nas estratégias automatizadas, tome decisões importantes sobre como responder à crise.
5.Implementação:
Ação coordenada: Execute as estratégias e ações definidas pelo plano de resposta à crise.
Acompanhamento constante: Monitore de perto a implementação das ações, fazendo ajustes conforme necessário.
- Comunicação Interna e Externa
Comunicação interna: Mantenha a equipe de crise e a liderança da organização atualizada sobre o progresso e os desenvolvimentos.
Comunicação externa: Prepare mensagens claras e consistentes para a mídia, partes interessadas e público em geral.
- Aprendizado e Melhoria:
Análise pós-crise: Após a crise ser controlada, conduza uma análise detalhada para entender o que funcionou bem e que pode ser melhorado.
Atualização do plano: Utilize as lições aprendidas para atualizar e aprimorar o plano de resposta à crise, incorporando feedback e novos insights.
Lembrando que cada organização pode adaptar essas etapas de acordo com suas necessidades e setor. O objetivo principal é garantir que a sala de crise possa responder eficazmente a situações emergenciais, independentemente de sua natureza.
Quer levar este tema para a sua empresa? Fale comigo!! Contrate as palestras e workshops da DCRP para sua empresa e fique preparada para QUANDO a crise chegar!!
Danielle Chaia é especialista em Comunicação e ajuda você a se conectar com seus públicos e a lidar com as adversidades de Comunicação na empresa e fora dela. Dani CHaia é palestrante, Consultora, aplica Treinamentos e ajuda na sua Cultura de Prevenção de Crise de Imagem.
Siga as redes sociais:
. Insta @danichaiarp
. Linkedin: /danichaiarp
. Email: falecomigo@danichaiarp.com.br